Por Nádia Maekawa
Empresas, gestores e lideranças estão compreendendo pouco a pouco a atualização da NR-1, que traz reforços no gerenciamento de riscos psicossociais, e a COMUNICAÇÃO é parte fundamental no processo. Seja na construção da cultura de prevenção à saúde mental das pessoas ao nosso lado, até a necessidade de integração entre áreas, clareza dos objetivos, rumos, posicionamento de uma indústria, um escritório, uma empresa, com trabalhos presenciais ou online.
A COMUNICAÇÃO é peça-chave da conformidade, além de compor o cumprimento do regulamento, também cria condições reais de prevenção. Tem dúvidas disso? São diversas as iniciativas de alinhamento, atualização e acompanhamento do desempenho de pessoas e negócio, mas tais ações são sustentáveis? A condução é compassiva e gerida com uma comunicação que parte da escuta ativa, contribuição de cada um, até a cobrança por resultados?
Na prática, a COMUNICAÇÃO ASSERTIVA de verdade, reduz ruídos e múltiplas interpretações, que geram ansiedade, sentimentos de frustração constante, baixa autoestima e tantos outros. Educar um time para construção de mensagens claras e rotina de feedback, resolvem falhas antes que se agravem e tornem-se insustentáveis.
É sobre investir na COMUNICAÇÃO cada dia mais NÃO-VIOLENTA, para ter ganhos de eficiência e engajamento que se traduzem em retorno financeiro e reputacional, além de entrosamento genuíno com a cultura da empresa. Lideranças treinadas em COMUNICAÇÃO ASSERTIVA e COMPASSIVA fazem gestão de riscos de modo mais proativo do que reativa. Estamos em falta!
- Invista no DIAGNÓSTICO dos seus times
- Identifique gaps comunicacionais
- Capacite seus líderes na COMUNICAÇÃO mais CLARA e OUVINTE para que sejam multiplicadores
- Inicie a prática de rituais de comunicação
- Calcule o NPS interno sobre os processos de COMUNICAÇÃO da sua empresa.
Estou disposta e disponível para contribuir. Acredite nas pessoas: elas é que fazem o seu negócio existir.
NM Consultoria Comunicação e Marketing | www.nadiamaekawa.com.br


